O fenômeno da globalização, a constante mudança no comportamento dos consumidores atrelada à diminuição do ciclo de vida dos produtos e o respectivo enfraquecimento das marcas, exigem que as empresas obtenham e desenvolvam novas competências para conquistar e fidelizar seus clientes. Com isso, as vantagens e os diferenciais competitivos são cada vez mais voláteis aos olhos do mercado, fatos conjugados que tornam imprescindível a adoção de posturas céleres e flexíveis capazes de surpreendê-lo.

Assim, com as profundas transformações do cenário econômico, as empresas desenvolveram uma série de estratégias competitivas para atingir os consumidores. Atento às expectativas destes setores, Duarte de Amorim presta assessoria consultiva e contenciosa junto às relações de alto consumo e varejo, observando-se a evolução deste segmento diante das novas formas contratuais utilizadas pelas empresas para a venda de seus produtos, como forma de sobressaírem-se diante do consumidor, em setores de alta competitividade.

Com atuação no varejo tradicional e também no comércio eletrônico (e-commerce), Duarte de Amorim promove a assessoria junto a estes setores em seus respectivos nichos e necessidades de mercado, atua nas esferas consultiva, administrativa e judicial, com atenção ao momento de formação do contrato, especialmente quando celebrado de forma eletrônica.

Nesse sentido, o Escritório promove criteriosa análise daquilo que se mostra como principal problema levado a Juízo nas relações de varejo, isto é, a logística, que apesar de permitir desenvolvimento empresarial estratégico por meio da redução de custos, traz consigo inúmeros percalços que acabam por redundar em indenizações que muitas vezes são praticadas pelos Tribunais em valores superiores aos preços dos produtos comercializados.

Atento a esta problemática, Duarte de Amorim alinha as teses jurídicas praticadas à análise do dano moral em sua essência a fim de mitigar os valores arbitrados a titulo de indenização e conscientizar o Judiciário da banalização das indenizações, contribuindo para uma substancial melhoria da operação junto às organizações.
Merece destaque, ainda, a participação do Duarte de Amorim Advogados em associações voltadas para os interesses econômicos empresariais, nas quais se tem a oportunidade de desenvolver e elaborar políticas que visam a garantir juridicamente os direitos e interesses destas nas mais diversas atividades.

Cabe destacar que o trabalho preventivo desenvolvido mostra-se apto a salvaguardar responsabilidades civis e criminais, bem como a eliminar ou mitigar prejuízos quando da discussão judicial, tudo isso, sempre mediante estrita observação do contingenciamento econômico de cada empresa e a importância no futuro de suas operações.

Com isso, Duarte de Amorim, além de acompanhar a formação e desenvolvimento de doutrinas e interpretações dos Tribunais ante o novo cenário empresarial, alinha as ciências jurídicas à construção de hermenêutica jurisprudencial favorável aos seus clientes, fato que acaba por culminar na redução dos passivos das empresas e na melhoria da imagem das empresas junto ao consumidor e junto ao Poder Judiciário.